A origem da Reflexologia


As origens da reflexologia remontam á Antiguidade, quando as terapias eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. Embora não se saiba ao certo quando e como começou, as evidências indicam que a massagem terapêutica nos pés tem sido praticada por diversas culturas ao longo da história.
O documento mais antigo, que descreve a prática da reflexologia foi encontrado em escavações do Egipto. Relfexologia no Egito antigoO pictograma foi produzido entre 2500 e 2330 a.C. e este encontrava-se na tumba de um médico egípcio, Ankmahor, em Saqqara.
De acordo com uma teoria fundamentada, a reflexologia nasceu na China há 5000 anos. Muitos reflexologistas respeitados de toda a história defendiam esta teoria. Muito embora as evidências concretas sejam ambíguas. Pois as culturas Egípcia e Babilónia desenvolveram-se antes da Chinesa. E o Egipto contribuiu com uma valiosa prova histórica.
Na Índia há 5000 a.C., foram encontrados símbolos sânscritos nos pés de uma estátua do Deus Vishnu que indiciam também a prática da massagem nos pés.
Existe uma outra teoria, que a reflexologia foi transmitida aos índios da América do Norte, embora, uma vez mais, nenhuma evidência específica apoie a mesma. Há muitas gerações os Índios têm usado a pressão reflexa aplicada nos pés como uma forma de terapia curativa. Há séculos os índios Cherokees, da Carolina do Norte, reconheceram a importância dos pés para a manutenção do equilíbrio físico, mental e espiritual. O Clã Urso, que vive nos montes Allegheny e pertence a essa tribo, pode comprovar isso.